VIRTUAL VISION 6

Dicas de uso do Virtual Vision com o Microsoft Excel

Para o Microsoft Excel, é conveniente que você sempre utilize o sistema de automação, tendo em vista que você sempre precisará de informações avançadas sobre as células por onde você navega (qual o identificador da célula atual, se existe um comentário associado, se existe uma fórmula associada, quais as referências de linha e coluna se ela pertencer a uma tabela, etc.).

Os seguintes comandos do Virtual Vision adquirem funções especiais no Microsoft Excel:

• Num 5: fala o texto da célula atual.
  • Ctrl + Num 5: fala a fórmula associada à célula atual.
  • Alt + Num 5: fala o cabeçalho ou referência para a célula atual se ela fizer parte de uma tabela. Se a função “Inserir / Nome” do Excel tiver sido usada para definir o nome de um intervalo de células do qual a célula atual faz parte, este nome será lido. Caso contrário, o Virtual Vision procurará a referência mais provável para a célula atual.
  • Ctrl + Alt + Num 5: fala o comentário associado à célula atual.
  • Num 6 (2x): ao pressionar este comando duas vezes rapidamente, será exibida uma lista de todos os gráficos disponíveis na planilha atual. Ao selecionar um gráfico e pressionar a tecla Enter, o mesmo será focalizado pelo Excel e você poderá navegar pelos seus elementos como barras, eixos, rótulos, etc, usando as setas. Pressionando o comando Num +, você receberá a leitura dos dados representados no gráfico.
  • Num 8: quando pressionada duas vezes rapidamente lhe dirá informações de formatação muito mais detalhadas.
  • Ctrl + Num 9: informa o identificador da célula atual (por exemplo, A1, B5, etc) além do nome da planilha em edição. Se uma seleção de células estiver ativa, informa a célula inicial e final da seleção.

Além disso, os seguintes comandos estarão disponíveis:

• Ctrl + Alt + seta para cima: lê todas as células (da coluna atual) visíveis na tela desde a margem superior da planilha até a posição da célula atual.
  • Ctrl + Alt + seta para baixo: lê todas as células (da coluna atual) visíveis na tela desde a posição da célula atual até a margem inferior da planilha.
  • Ctrl + Alt + seta para esquerda: lê todas as células da linha atual) visíveis na tela desde a margem esquerda da planilha até a posição da célula atual.
  • Ctrl + Alt + seta para direita: lê todas as células (da linha atual) visíveis na tela desde a posição da célula atual até a margem direita da planilha.

Ao entrar em modo de edição em uma célula do Excel (pressionando a tecla F2), o Virtual Vision lhe avisará que você está entrando em modo de edição.

Pressione ENTER para retornar a página anterior.Pressione ENTER para retornar ao Menu. Pressione ENTER para avançar para a próxima página.